quarta-feira, 1 de junho de 2011

“Chega de Migalhas”: estudantes da UFS ocupam reitoria

A ENECOS apóia a luta dos estudantes do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que ocuparam na tarde desta segunda-feira, 30, o gabinete da Reitoria. Neste momento os estudantes estão se dividindo em comissões como segurança, estrutura e comunicação, para garantir a organização da ocupação.
“Chega de Migalhas”, é esse o nome da campanha que os estudantes lançaram semana passada em defesa da qualidade de formação do comunicador. De acordo com Agatha, estudante de jornalismo da UFS e da coordenação nacional da ENECOS, há quatro anos os estudantes reivindicam melhorias para o curso. “Estamos ocupados porque queremos a contratação imediata de professores e técnicos, aquisição de equipamentos, salas de laboratórios, mais livros… Enfim, queremos ter uma formação de qualidade”, explica.
Apesar de ser uma manifestação específica do curso, os estudantes reconhecem que o problema está relacionado a uma realidade muito mais ampla, de sucateamento da universidade pública. Além do corte da presidente Dilma Roussef (PT) de R$ 3 bilhões do PIB para educação, os problemas apontados pelos estudantes da UFS estão relacionados a uma política nacional de expansão do número de vagas, com a abertura de novos cursos sem a ampliação do departamento, dos laboratórios, e ainda sem assistência estudantil, que garanta a permanência do estudante na Universidade.
“O problema é estrutural da educação e da universidade. Não podemos mais nos calar diante dessa situação, o Reitor precisa nos dá uma resposta”, afirma a estudante de Jornalismo, Bárbara Nascimento.
Diante disso, pedimos também o apoio de todos os lutadores e lutadoras em forma de moção aos estudantes de comunicação da UFS para que possamos juntos lutar por um educação pública, gratuita e de qualidade!

Fonte: http://www.enecos.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário