Moções de Apoio


Estudantes ocupados apoiam luta do magistério

Na noite da última segunda-feira, 06 de junho, os estudantes que se encontram ocupados na reitoria da Universidade Federal de Sergipe, reunidos em assembléia, encaminharam uma moção de apoio aos professores da rede pública estadual. Os profissionais do magistério estão paralisados desde o mês de maio e decidiram por ocupar o prédio da Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe, após o envio da proposta de reajuste do Governo para a ALESE,  proposta rejeitada pela categoria. A categoria luta pela revisão do piso salarial, reajustado pelo MEC em Janeiro de 2011.

“A luta dos professores é a nossa luta também. Estudantes e trabalhadores estão lutando pela educação pública no Estado de Sergipe, nós ocupados na reitoria e os professores na ALESE”, declarou Agatha Cristie, estudante de Jornalismo da UFS.

Apoio aos Bombeiros do RJ

Os estudantes também declararam apoio aos bombeiros militares que se encontram detidos no Estado do Rio de Janeiro desde a última sexta-feira, 04 de Junho.  Cerca de 439 bombeiros militares foram presos  pelo Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro.  A categoria reivindica uma política de valorização salarial por parte do Governo do Estado do Rio,e da Secretaria de Segurança Pública. Em nota pública, os estudantes se somam a setores da sociedade civil e reivindicam a libertação imediata dos trabalhadores presos.

Veja abaixo as moções:


       Moção de Apoio à ocupação da Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe



Os estudantes que se encontram ocupados na reitoria da Universidade Federal de Sergipe vêm, por meio desta, declarar apoio e solidariedade aos professores da rede pública estadual em greve, que optaram por ocupar o prédio da Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe.

A luta por valorização salarial, concatenada na revisão do piso nacional do magistério, constitui um elemento fundamental para a consolidação de uma educação pública, gratuita e de qualidade. A agonia dos trabalhadores em educação é a nossa agonia. Estamos há mais de uma semana lutando por respostas concretas para a nossa pauta de reivindicações, e temos a obrigação de nos posicionar em favor dos trabalhadores do magistério.

Nos colocamos a disposição para ajudar e construir tarefas em conjunto, dentro das nossas limitações físicas e estruturais. A luta pela educação pública, gratuita e de qualidade deve estar colocada em todos os aspectos e níveis, seja na reitoria, nas ruas e praças, nos embates coletivos da luta do povo.  

Força na luta;

São Cristóvão, 6 de Junho de 2011




Movimento de Ocupação da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe









Pela libertação imediata dos bombeiros cariocas!


Nota de Apoio

Os estudantes que se encontram ocupados na reitoria da Universidade Federal de Sergipe vêm, através desta nota, declarar total apoio e solidariedade aos bombeiros militares que se encontram detidos no Estado do Rio de Janeiro desde a última sexta-feira, 04 de Junho. 


Acompanhamos a ação truculenta da Policia Militar carioca, ação orquestrada pela política de segurança pública de morte implementada pelo governador do Estado, Sérgio Cabral, e pelo Secretário de Segurança Pública, Luis Beltrame.  Neste exato momento, cerca de 439 bombeiros militares se encontram detidos por lutarem por seus direitos, por valorização salarial e dignidade no trabalho.
Estamos falando de mulheres e homens que dão o sangue, suor e lágrimas na tentativa de proteger a sociedade carioca. Basta acompanhar os freqüentes desastres sócio-ambientais ocorridos no início do ano na região sudeste, vide a última catástrofe ocorrida na região serrana daquele estado no início deste ano, para constatar a importância do trabalho e da dedicação daqueles homens e mulheres.


Nos encontramos ocupados na reitoria da UFS na luta por nossas reivindicações imediatas e estruturais, na luta por educação pública, gratuita e de qualidade, mas compreendemos que a luta pela educação não está deslocada de todo o contexto da luta de classes, na busca por pão, paz, justiça, respeito e dignidade em todos os aspectos de nossas vidas. Neste exato momento cerca de mil homens e mulheres, dentre bombeiros, familiares e simpatizantes estão em vigília em frente à Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, enfrentando chuva e vento, faça chuva ou faça sol. Mesmo distante fisicamente destes bravos companheiros e companheiras, nos fazemos presentes na lembrança e na solidariedade, e enviamos desde já nosso apoio fraterno. A nossa luta não tem barreiras, não tem estado, divisa ou segmento.  Exigimos a libertação imediata destes trabalhadores, o governo Sérgio Cabral não pode criminalizar os lutadores e lutadoras do povo.


Força companheiros e companheiras;



São Cristóvão-SE, 06 de Junho de 2011.





Movimento de ocupação da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe


________________________________________________________

Mensagem de apoio do maestro Guilherme Mannis

Apoio o movimento dos estudantes de comunicação da UFS em vista de melhorias para seu curso. Tais melhorias caso conquistadas consistem apenas no mínimo direito dos próprios alunos em receberem conteúdos dignos e adequados para seu futuro profissional. De que adiantará um diploma se este não lhe preparará adequadamente para os desafios da profissão? De que adianta a tradição de uma instituição se tem como produto de sua atividade a inserção, no mercado de trabalho, de alunos defasados? Lamento que o protesto tenha culminado com a invasão, mas espero que a reitoria tome as devidas providências no intuito de sanar rapidamente as dificuldades. Parabéns aos alunos que QUEREM ESTUDAR.
Querem professores, querem aulas, querem estúdios. Sergipe precisa de mais pessoas que querem trabalhar, que querem que esse Estado se desenvolva. Só assim nosso crescimento será sustentável, com acesso a educação e cultura para todos.

Guilherme Mannis
Diretor Artístico e Regente Titular
Orquestra Sinfônica de Sergipe
Mestre em Música - Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp)

________________________________________________________

Moção de Apoio do Movimento Popular de Saúde de Sergipe

       Nós,do Movimento Popular  de Saúde de Sergipe ,nos solidarizamos pela ocupação da reitoria da Universidade Federal de Sergipe iniciada no dia 30/05/2011 impulsionada pelos estudantes do curso de comunicação social,que buscam melhores condições estruturais e pedagógicas para continuidade das suas atividades acadêmicas.

        Acreditamos que a formação profissional do comunicólogo deve estar fundamentada em metodologias participativas,dialógicas,interdisciplinares,capacitando-os para atender de forma coerente as demandas concretas da sua realidade.

       Entendemos que a participação da sociedade civil organizada(Movimentos Sociais Populares,Associações,Instituições religiosas,Ong’s)na Rádio UFS é necessária pois é uma estratégia de articulação,organização e controle social.

       Assim,,a iniciativa estudantil serve de estimulo para a organização e luta dos outros atores sociais inseridos na universidade e que também acreditam  numa educação publica,gratuita,de qualidade e socialmente contemplando o seu tripé ensino – pesquisa - extensão.

________________________________________________________
A FEDERAÇÃO DOS ESTUDANTES DE AGRONOMIA DO BRASIL, através do CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE ENGENHARIA AGRONÔMICA da Universidade Federal de Sergipe, vem através deste, mostrar apoio aos estudantes que ocupam nesse momento a reitoria da Universidade Federal de Sergipe por compreender ser justa a luta travada por uma educação verdadeiramente pública, gratuita,de qualidade que seja voltada para o povo. Acreditamos que essa ocupação, impulsionada inicialmente pel@s estudantes de Comunicação Social, é uma importante forma de resistência na universidade e que a luta dos comunicadores sociais não se encontra isolada do resto da universidade, por isso aderimos à causa somando forças nesta luta conjunta, por termos a consciência que a luta não se trava só e que os problemas enfrentados pelo curso de Comunicação Social ocorre em outros cursos da Universidade federal de Sergipe
Entendemos que o Movimento Estudantil deve fazer parte da formação da/do estudante assim como o tripé ensino, pesquisa e extensão. Por isso reforçamos a urgente necessidade de estarmos juntos nessa batalha, entre tantas outras já travadas no país nos últimos anos.
Por fim, expressamos claramente que somos contra qualquer concepção de educação que a configura voltada para os interesses do mercado, não preocupada com a libertação do indivíduo e como sujeito coletivo e transformador da sociedade. Só a luta muda a vida, chega de migalhas.
OS QUE LUTAM
Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.
Bertold Brecht.
--
Gilson Gonçalves Lima Júnior
NTP Juventude, Cultura, Valores, Raça, Etnia, Gênero e Sexualidade - FEAB
CALEA - UFS  Gestão 2010/2011 "Patativa do Assaré"- http://feab-calea.blogspot.com


http://www.brasildefato.com.br
http://www.radioagencianp.com.br/
http://feab.wordpress.com
http://www.cinepovo.blogspot.com/



__________________________________________________


Mensagem de apoio enviada pelo maestro Guilherme Mannis


Apoio o movimento dos estudantes de comunicação da UFS em vista de melhorias para seu curso. Tais melhorias caso conquistadas consistem apenas no mínimo direito dos próprios alunos em receberem conteúdos dignos e adequados para seu futuro profissional. De que adiantará um diploma se este não lhe preparará adequadamente para os desafios da profissão? De que adianta a tradição de uma instituição se tem como produto de sua atividade a inserção, no mercado de trabalho, de alunos defasados? Lamento que o protesto tenha culminado com a invasão, mas espero que a reitoria tome as devidas providências no intuito de sanar rapidamente as dificuldades. Parabéns aos alunos que QUEREM ESTUDAR.
Querem professores, querem aulas, querem estúdios. Sergipe precisa de mais pessoas que querem trabalhar, que querem que esse Estado se desenvolva. Só assim nosso crescimento será sustentável, com acesso a educação e cultura para todos.


Guilherme Mannis
Diretor Artístico e Regente Titular
Orquestra Sinfônica de Sergipe
Mestre em Música - Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp)

__________________________________________________


Moção de Apoio aos Estudantes de comunicação social da UFS


A Juventude da Articulação da Esquerda (PT), vem por meio desta, declarar apoio aos estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe, que estão ocupados na reitoria, lutando por sua formação e por melhorias em seu curso.


compreendemos que o papel da educação é formar sujeitos transformadores sociais e indivíduos com senso crítico coletivo, e esta com certeza não é a política implantada nas escolas e universidades brasileiras, privadas ou públicas. A educação nessas instituições é tratada como mercadoria, e não, um direito.


entendemos também que os lutadores pela educação pública devem estar unidos nesse momento, por isso estaremos juntos nessa batalha que não começou aqui e não terminará depois da ocupação. É preciso resistir e lutar.
___________________


Moção de Apoio à ocupação da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe
Uberlândia, 06 de junho de 2011
O coletivo DialogAção vem manifestar publicamente amplo apoio aos companheiros e companheiras que ocupam a reitoria da Universidade Federal de Sergipe desde o dia 30 de maio de 2011.




Nos últimos anos observamos a promoção de uma acelerada expansão do número de vagas nas Universidades Federais através do REUNI, sem a garantia de verbas suficientes para o tripé ensino-pesquisa-extensão, agravando o sucateamento das universidades e a precarização da educação superior. Estes prejuízos expandiram-se ainda com o recente contingenciamento de verbas, efetuado pelo governo Dilma, que anunciou a subtração de R$ 1 bilhão nas verbas para o Ministério da Educação.
As políticas governamentais para a educação evidenciam uma concepção de educação voltada a beneficiar a lógica mercantil. Assim, entendemos como necessária a organização e mobilização dos estudantes e dos demais movimentos sociais, em defesa da educação pública, gratuita, verdadeiramente democrática e que ofereça formação humana ampla com qualidade.
Quando a sede da administração universitária torna-se o espaço da imobilidade burocrática e da reprodução da lógica antidemocrática do capital, é legitima a reapropriação do espaço público, tornando-o espaço do movimento e da contestação.

Força e resistência aos estudantes da UFS!
_______________________
ENESSO apoia ocupação da reitoria da UFS 


Moção de apoio aos estudantes da Universidade Federal de Sergipe.




A Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social - ENESSO, vem por

meio desta, apoiar os estudantes que ocuparam no ultimo dia 30 de maio de

2011 a reitoria da Universidade Federal de Sergipe.




Nos últimos anos, pouco foi investido para a melhoria e qualidade do

ensino das universidades públicas do Brasil, e pior, anualmente as

universidades públicas sofrem corte de verbas para investimentos na

educaçã, como o que houve no início deste ano, realizado pelo governo federal.




Lutamos por educação gratuita a tod@s, e não este atual modelo seletivo,

no qual uma pequena parcela consegue se inserir no ensino superior, e

desta minoria, boa parte acaba rumando para o ensino privado que é outro

exemplo de precarização e mercantilização do que deve ser público.




A luta por uma universidade publica, laica, gratuita e de qualidade se

faz necessária!




Não à precarização do ensino!




31 de maio de 2011,




Executiva Nacional de Estudantes de Serviço social (ENESSO)



Gestão: 2010/2011 ENESSO vermelha

_______________________________________________________________________


Moção de Apoio à ocupação da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe 


31 de maio de 2011

A Consulta Popular de Sergipe vem através desta moção se solidarizar com a luta dos(as) estudantes de Comunicação Social e demais parceiros(as) da Universidade Federal de Sergipe, que neste momento ocupam o prédio da Reitoria desta instituição.Somos parceiros(as) na luta diária pela conquista e garantia de direitos, que transcendem, inclusive, os problemas de atraso das obras e falta de material didático na universidade. Somos parceiros na luta pela transformação da sociedade e da universidade, já que também é um dos nossos focos de atuação.Somos parceiros na luta pela educação pública, gratuita, de qualidade e em favor do povo. A luta pela universidade popular, portanto, perpassa pela necessidade imediata de garantir o acesso e a permanência do povo. Afastar o povo da universidade não nos interessa. Com muita luta, direitos foram conquistados e, com muita luta, muitos ainda haverão de ser conquistados.Ações como essa, de ocupação de uma Reitoria, não devem ser tratadas como caso de polícia ou como ato irresponsável de um pequeno grupo, e sim entendidas como um ato político, de resistência no espaço público, pelo espaço público.Sendo assim, no bojo do início das atividades do Comitê da Campanha contra os Agrotóxicos e pela vida, a Consulta Popular reafirma seu apoio e solidariedade com a ocupação da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe e se coloca a disposição, dentro de seus limites, para o apoio necessário.Quando estudar é um privilégio, ocupar é um direito.


Consulta Popular – Sergipe

_______________________________________________________________________


Moção de apoio/ocupação: DCE UFPel 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES
GESTÃO TODAS AS CORES

Pelotas, 30 de maio de 2011

Aos estudantes do curso de Comunicação Social da UFS.

Car@s colegas,

Assim como vocês, estamos passando pelos mesmos problemas em mais de 40 cursos da UFPel. Problemas oriundos da má administração do dinheiro enviado às universidades federais. Nos últimos anos, é visível o crescimento quantitativo de estudantes que ingressam no ensino público superior, e o total descaso com a qualidade dos cursos para formar futuros profissionais. E não podemos ficar inertes diante disso, afinal, queremos ser profissionais qualificados.

Os estudantes da Universidade Federal de Pelotas – RS apóiam a causa dos colegas da UFS. Apoiamos a luta por uma educação pública de qualidade e pela transparência administrativa do Ensino Superior. Não podemos abaixar a cabeça e cruzar os braços para o que acontece com a educação brasileira.

Sejam resistentes e pacíficos para para validar as reivindicações de vocês. Fizemos o mesmo esta semana na reitoria da UFPel e a manifestação pacífica de insatisfação com esta situação de descaso foi fundamental para o crescimento de apoiadores e a credibilidade do movimento. Preservem-se.

Mantenham-nos informados sobre a ocupação e sobre os encaminhamentos.Esperamos que tenham sucesso. E não desistam. Resistam.

Parabéns pela coragem e a iniciativa, e contem com o apoio dos estudantes da UFPel. Estamos dispostos a ajudar da forma que nos for possível.

Força na luta!
Mantenham o Movimento Estudantil vivo!


Atenciosamente,

DCE UFPel – Gestão Todas As Cores



_________________________________________________________________









Moção de apoio aos/as estudantes de Comunicação da UFS

O Fórum Sergipano pelo Direito à Comunicação vem por meio desta moção apoiar e prestar solidariedade aos/às estudantes de Comunicação Social da UFS que, neste momento, ocupam a Reitoria da universidade em defesa de um curso de qualidade e socialmente referendado.

A luta dos/as estudantes de Comunicação Social é em defesa da qualidade da formação, bandeira histórica da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação (ENECOS). Os/as estudantes reivindicam, de forma legítima e coerente, compromisso e mais investimentos na educação pública. As pautas de reinvindicação destacam a ausência das condições básicas para o funcionamento do curso, os estudantes denunciam a ausência de professores e a insuficiência e defasagem de equipamentos como problemas enfrentados cotidianamente pelos discentes.

O Fórum Sergipano pelo Direito à Comunicação está ao lado dos/as estudantes na defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e referenciada nos anseios da classe trabalhadora.


Fórum Sergipano pelo Direito À Comunicação

Entidades que compõe o Fórum:

ABRAÇO - Asssociação Brasileira de Rádios Comunitárias em Sergipe
ENECOS - Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social
Instituto Braços
Instituto Recriando
Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social
MMM/SE - Marcha Mundial das Mulheres em Sergipe
MNDH/SE - Movimento Nacional de Direitos Humanos em Sergipe
MOPS - Movimento Popular de Saúde
Rádio Comunitária Anchieta FM
Rádio Comunitária Asa Branca
Rádio Comunitária de Frei Paulo
SINDIJOR – Sindicato dos Jornalistas do Estado de Sergipe
SINTUFS - Sindicato dos Trabalhadores da UFS
STERTS - Sindicato dos Radialistas do Estado de Sergipe

 
28 de maio de 2011
Sergipe, Brasil.

________________________________________________________________

Nota de Apoio do PSOL-SE à Ocupação da Reitoria da UFS


O PSOL – Partido Socialismo e Liberdade, vem por meio desta nota, apoiar a iniciativa ousada dos estudantes de comunicação social da Universidade Federal de Sergipe que neste momento ocupam a reitoria da universidade lutando por melhores condições nos seus cursos e uma formação digna para os estudantes.

Estamos dispostos a ajudar no que for preciso. A nossa militância está inserida no movimento estudantil e sindical da universidade e tem se colocado à disposição o movimento. Entendemos que o lugar dos partidos de esquerda é na luta da classe trabalhadora e da juventude por direitos, apoiando todas as iniciativas democráticas e justas.

A luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade é uma das bandeiras centrais da classe trabalhadora ao longo da história. Num momento de cortes no orçamento da educação e de diversas greves no estado de Sergipe, a resistência e a unidade mostram o caminho da vitória. Chega de Migalhas! Vamos à Luta!

Partido Socialismo e Liberdade – Aracaju
31 de Maio de 2011

_______________________________________________________________

Fórum Permanente do Audiovisual em Sergipe apóia a ocupação da Reitoria da UFS

O Fórum Permanente do Audiovisual em Sergipe , vem através deste, mostrar apoio aos estudantes que ocupam nesse momento a reitoria da Universidade Federal de Sergipe por compreender ser justa a luta travada por uma educação verdadeiramente pública, gratuita e de boa qualidade. 

Acreditamos que essa ocupação, impulsionada inicialmente pel@s estudantes de Comunicação Social, é uma importante forma de resistência na universidade e que a luta dos comunicadores sociais não se encontra isolada do resto da universidade, por isso aderimos à causa somando forças nesta luta conjunta.

Entendemos que o Movimento Estudantil deve fazer parte da formação d@ estudante assim como o tripé ensino, pesquisa e extensão. Por isso reforçamos a urgente necessidade de estarmos juntos nessa batalha, entre tantas outras já travadas no país nos últimos anos.

Por fim, expressamos claramente que somos contra qualquer concepção que paute a educação dentro dos interesses mercadológicos, não preocupada com a libertação do indivíduo como sujeito coletivo e transformador da sociedade. Só a luta muda a vida, chega de migalhas.

_____________________________________________________________


ENECOS apóia a ocupação da Reitoria da UFS e a luta d@s estudantes de Comunicação Social

A ENECOS apóia a luta dos estudantes do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que ocuparam na tarde desta segunda-feira, 30, o gabinete da Reitoria. Neste momento os estudantes estão se dividindo em comissões como segurança, estrutura e comunicação, para garantir a organização da ocupação.

“Chega de Migalhas”, é esse o nome da campanha que os estudantes lançaram semana passada em defesa da qualidade de formação do comunicador. De acordo com Agatha, estudante de jornalismo da UFS e da coordenação nacional da ENECOS, há quatro anos os estudantes reivindicam melhorias para o curso. “Estamos ocupados porque queremos a contratação imediata de professores e técnicos, aquisição de equipamentos, salas de laboratórios, mais livros… Enfim, queremos ter uma formação de qualidade”, explica.

Apesar de ser uma manifestação específica do curso, os estudantes reconhecem que o problema está relacionado a uma realidade muito mais ampla, de sucateamento da universidade pública. Além do corte da presidente Dilma Roussef (PT) de R$ 3 bilhões do PIB para educação, os problemas apontados pelos estudantes da UFS estão relacionados a uma política nacional de expansão do número de vagas, com a abertura de novos cursos sem a ampliação do departamento, dos laboratórios, e ainda sem assistência estudantil, que garanta a permanência do estudante na Universidade.

“O problema é estrutural da educação e da universidade. Não podemos mais nos calar diante dessa situação, o Reitor precisa nos dá uma resposta”, afirma a estudante de Jornalismo, Bárbara Nascimento.
Diante disso, pedimos também o apoio de todos os lutadores e lutadoras em forma de moção aos estudantes de comunicação da UFS para que possamos juntos lutar por uma educação pública, gratuita e de qualidade!

______________________________________________________________

Moção de Apoio do Sintese à Ocupação da Reitoria pelos Estudantes de Comunicação Social


As professoras e os professores reunidos em Assembléia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), no Instituto Histórico e Geográfico, durante a manhã do dia 31 de maio, decidiram por unanimidade manifestar solidariedade à ocupação da reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que ocorre desde a tarde de ontem (30).

A luta por educação de qualidade é pauta coletiva e, nesse momento em que os professores dão seqüência ao movimento grevista pela garantia dos direitos, é fundamental compreender a mobilização dos estudantes de Comunicação Social como parte de um processo contra o sucateamento do ensino público. Educadores e estudantes estão e devem estar juntos nessa batalha.

Saudações de luta!

______________________________________________________________






Moção de apoio do DCE da UFPR à ocupação da Reitoria da UFS
Em tempos de criminalização aos movimentos sociais e de forte cooptação do movimento estudantil pelo Governo, gostaríamos de manifestar publicamente e dar amplitude ao nosso apoio à ocupação da Reitoria da UFS, pelos companheiros da Comunicação Social e de outros cursos desta Universidade. É muito importante que esta luta, que explicita os efeitos desastrosos da Reforma Universitária de Lula e Dilma, seja tomada como exemplo a outros lutadores do país. A resistência cotidiana que fazemos contra os ataques do Governo é o que dá sentido à nossa formação universitária: queremos uma Universidade que produza conhecimentos para e com a classe trabalhadora e não a fábrica de diplomas que o governo federal tenta nos impor!

    Estendemos nossos braços e nossas vozes a vocês, aguerridos companheiros!
    Força e energia militante para lutarmos pela Educação Pública!
    Mantenham-se firmes!

    DCE UFPR – Gestão Mais Vale o que Será - 2010/2011

_______________________________________________________________



Moção de apoio à ocupação da Reitoria da UFS

O Centro Acadêmico de Biologia da UFMT/Cuiabá, vem através deste, mostrar apoio aos estudantes que ocupam nesse momento a reitoria da Universidade Federal de Sergipe por compreender ser justa a luta travada por uma educação verdadeiramente pública, gratuita e de qualidade. Acreditamos que essa ocupação, impulsionada inicialmente pel@s estudantes de Comunicação Social, é uma importante forma de resistência na universidade e que a luta dos comunicadores sociais não se encontra isolada do resto da universidade, por isso aderimos à causa somando forças nesta luta conjunta.

Entendemos que o Movimento Estudantil deve fazer parte da formação da/do estudante assim como o tripé ensino, pesquisa e extensão. Por isso reforçamos a urgente necessidade de estarmos juntos nessa batalha, entre tantas outras já travadas no país nos
últimos anos.

Por fim, expressamos claramente que somos contra qualquer concepção de educação que a configura voltada para os interesses do mercado, não preocupada com a libertação do indivíduo e como sujeito coletivo e transformador da sociedade. Só a luta muda a vida, chega de migalhas.

_______________________________________________________________






Moção de Apoio do coletivo Barricadas Abrem caminhos à ocupação da Reitoria da UFS

O coletivo Barricadas Abrem caminhos vem por meio desta nota, prestar solidariedade aos companheiros e companheiras que encontram-se ocupados/as na Reitoria da Universidade Federal de Sergipe. Acreditamos que esta mobilização é legitima e expressa a  luta de um movimento estudantil que defende a universidade contra a lógica de mercado impulsionada pelas políticas do governo federal.

Esta precarização existente no curso de comunicação social da UFS é fruto de uma expansão que não garante as condições mínimas de nossa formação e o pior, dá brechas para a propagação de uma concepção de educação que não contempla as demandas da classe trabalhadoras e bate de frente aos interesses levantados pelo movimento estudantil combativo.

Neste sentido faz-se necessário toda essa mobilização como forma de resistir a essa lógica, pautando sempre a defesa de uma educação pública gratuita, de qualidade, e que produza conhecimento voltado aos interesses do povo.


_________________________________________________________________





Moção de apoio à ocupação da Reitoria da UFS


A Federação do Movimento Estudantil de História (FEMEH) vem através deste, mostrar apoio aos estudantes que ocupam nesse momento a reitoria da Universidade Federal de Sergipe por compreender ser justa a luta travada por uma educação verdadeiramente pública, gratuita e de qualidade. Acreditamos que essa ocupação, impulsionada inicialmente pel@s estudantes de Comunicação Social, é uma importante forma de resistência na universidade e que a luta dos comunicadores sociais não se encontra isolada do resto da universidade, por isso aderimos à causa somando forças nesta luta conjunta.

Entendemos que o Movimento Estudantil deve fazer parte da formação da/do estudante assim como o tripé ensino, pesquisa e extensão. Por isso reforçamos a urgente necessidade de estarmos juntos nessa batalha, entre tantas outras já travadas no país nos últimos anos.

Por fim, expressamos claramente que somos contra qualquer concepção de educação que a configura voltada para os interesses do mercado, não preocupada com a libertação do indivíduo e como sujeito coletivo e transformador da sociedade. Só a luta muda a vida, chega de migalhas.

Federação do Movimento Estudantil de História

Junho de 2011

_______________________________________________________________








Moção de apoio à ocupação de reitoria na UFS: CHEGA DE MIGALHAS!

“Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento.
Mas ninguém chama violentas às margens que o comprimem”
Bertold Bretch

O CAJUINA – Centro de Assessoria Jurídica Universitária Popular de Teresina – vem através desta moção declarar seu apoio e solidariedade às/os estudantes que hoje ocupam a reitoria da Universidade Federal de Sergipe.

Dilma iniciou o ano de 2011 anunciando um corte de 50 bilhões referentes aos gastos sociais no orçamento da união, desse montante 3 bilhões correspondem ao corte feito no investimento para a educação. Desde então em mais de uma dezena de estados professores, servidores e estudantes entraram em greve ou paralisaram suas atividades em protesto ao descaso com a educação no país.

Os motivos que levaram às/os estudantes de comunicação social da UFS à decidirem pela ocupação da reitoria também são vivenciados por milhares de estudantes em todo o Brasil e a luta que hoje elas/eles travam representa a força e a indignação de tod@s que sofrem com o desmonte da universidade pública brasileira, por isso, hoje, tod@s gritamos: CHEGA DE MIGALHAS!

- Por ensino, pesquisa e extensão!

- Por uma universidade pública, gratuita e de qualidade para tod@s!

Força,
Há-braços em luta!

Centro de Assessoria Jurídica Universitária Popular de Teresina

__________________________________________________________






Moção de apoio do Tribunal Popular da Terra à ocupação da reitoria da UFS

O processo de criminalização do povo brasileiro, passa por um amplo processo de desmonte e sucateamento das políticas existentes,  uma das políticas mais atacadas e que tem centralidade na construção de outro projeto societário é o ensino superior, que vem perdendo condições  de cumprir o seu papel social de sistematização e formulação, para contribuir na superação da exploração imposta pelo capital.

Nesse momento, é fundamental resistir ao desmonte e privatização imposta as universidades públicas, barrar o processo de sucateamento e torná-las de fato Universidades do e para o povo!

Por essas questões, o Tribunal Popular apóia a luta dos Estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe, contra a precarização dos cursos daquela instituição.

Todo apoio aos estudantes da UFS!

Tribunal Popular: o estado brasileiro no banco dos réus.


_______________________________________________________________








MOÇÃO DE APOIO A OCUPAÇÃO DA REITORIA DA UFS


O Diretório Central de Estudantes e o Conselho de Entidades de Base da Universidade Estadual do Ceará – UECE – vem através deste moção afirmar total apoio aos estudantes que ocupam nesse momento a reitoria da Universidade Federal de Sergipe por compreender ser justa a luta travada por uma educação verdadeiramente pública, gratuita e de qualidade. Acreditamos que essa ocupação, impulsionada inicialmente pelos e pelas estudantes de Comunicação Social, é uma importante forma de resistência na universidade e que a luta dos comunicadores sociais não se encontra isolada do resto da universidade, por isso aderimos à causa somando forças nesta luta conjunta.

Neste momento o movimento estudantil da UECE está empenhado também numa luta pela garantia dos direitos dos estudantes e da classe trabalhadora cearense na educação superior, e sabemos que esta nossa luta se casa com a luta dos e das sergipanos e sergipanas que estão ocupando a reitoria da UFS neste momento por melhorias na sua universidade.

Entendemos que o Movimento Estudantil deve fazer parte da formação da/do estudante assim como o tripé ensino, pesquisa e extensão. Por isso reforçamos a urgente necessidade de estarmos juntos nessa batalha, entre tantas outras já travadas no país nos últimos anos.

Por fim, expressamos claramente que somos contra qualquer concepção de educação que a configura voltada para os interesses do mercado, não preocupada com a libertação do indivíduo e como sujeito coletivo e transformador da sociedade. Só a luta muda a vida, chega de migalhas.


Toda força à luta estudantil!


Diretório Central dos Estudante – UECE

Conselho de Entidades de Base – UECE


______________________________________________________________________



Apoio da CONEP  à ocupação da reitoria da UFS

A Coordenação Nacional de Estudantes de Psicologia declara seu apoio aos estudantes da UFS que ocuparam a Reitoria de sua Universidade no dia 30 de maio deste ano, em resistência aos ataques da Reitoria e do Governo Federal que, com a aprovação de diferentes medidas da Reforma Universitária, vem sucateando e precarizando a estrutura da Universidade e seus cursos. Acreditamos que é tarefa do movimento estudantil combativo reagir a estes ataques e engrossar o coro dos descontentes com a forma como vem sendo tratada a Educação Pública do nosso país. Defendemos uma Educação que produza saber com e para os interesses dos trabalhadores!


Estamos com vocês nesta luta, companheiros!

Resistir, resistir e resistir!


Saudações,
Coletivo Gestor
COORDENAÇÃO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA - CONEP


____________________________________________________________



Moção de apoio do PCB à Ocupação da UFS 

O Partido Comunista Brasileiro, vem por meio deste, mostrar apoio aos estudantes que ocupam nesse momento a reitoria da Universidade Federal de Sergipe, por compreender ser justa a luta travada por uma educação verdadeiramente pública, gratuita e de qualidade. Acreditamos que essa ocupação, impulsionada inicialmente pel@s estudantes de Comunicação Social, é uma importante forma de resistência na universidade e que a luta dos comunicadores sociais não se encontra isolada do resto da universidade, por isso aderimos à causa somando forças nesta luta conjunta.

Entendemos que o Movimento Estudantil deve fazer parte da formação da/do estudante assim como o tripé ensino, pesquisa e extensão. Por isso reforçamos a urgente necessidade de estarmos juntos nessa batalha, entre tantas outras já travadas no país nos últimos anos.

Por fim, expressamos claramente que somos contra qualquer concepção de educação que a configura voltada para os interesses do mercado, não preocupada com a libertação do indivíduo e como sujeito e transformador da sociedade. Só a luta muda a vida, chega de migalhas.


_____________________________________________________________



Moção de apoio da UJC à Ocupação da reitoria da UFS


A União da Juventude Comunista, vem por meio deste, mostrar apoio aos estudantes que ocupam nesse momento a reitoria da Universidade Federal de Sergipe, por compreender ser justa a luta travada por uma educação verdadeiramente pública, gratuita e de qualidade. Acreditamos que essa ocupação, impulsionada inicialmente pel@s estudantes de Comunicação Social, é uma importante forma de resistência na universidade e que a luta dos comunicadores sociais não se encontra isolada do resto da universidade, por isso aderimos à causa somando forças nesta luta conjunta.

Entendemos que o Movimento Estudantil deve fazer parte da formação da/do estudante assim como o tripé ensino, pesquisa e extensão. Por isso reforçamos a urgente necessidade de estarmos juntos nessa batalha, entre tantas outras já travadas no país nos últimos anos.

Por fim, expressamos claramente que somos contra qualquer concepção de educação que a configura voltada para os interesses do mercado, não preocupada com a libertação do indivíduo e como sujeito e transformador da sociedade. Só a luta muda a vida, chega de migalhas.


________________________________________________________________________




Moção de apoio do Conselho de Residentes da UFS à Ocupação da reitoria da UFS

O Conselho de Residentes da UFS, vem por meio deste, mostrar apoio aos estudantes que ocupam nesse momento a reitoria da Universidade Federal de Sergipe, por compreender ser justa a luta travada por uma educação verdadeiramente pública, gratuita e de qualidade. Acreditamos que essa ocupação, impulsionada inicialmente pel@s estudantes de Comunicação Social, é uma importante forma de resistência na universidade e que a luta dos comunicadores sociais não se encontra isolada do resto da universidade, por
isso aderimos à causa somando forças nesta luta conjunta.

Entendemos que o Movimento Estudantil deve fazer parte da formação da/do estudante assim como o tripé ensino, pesquisa e extensão. Por isso reforçamos a urgente necessidade de estarmos juntos nessa batalha, entre tantas outras já travadas no país nos últimos anos.

Por fim, expressamos claramente que somos contra qualquer concepção de educação que a configura voltada para os interesses do mercado, não preocupada com a libertação do indivíduo e como sujeito e transformador da sociedade. Só a luta muda a vida, chega de migalhas.



_______________________________________________________________



Moção de apoio do CAEV à Ocupação da reitoria da UFS


O Centro Acadêmico Evaristo da Veiga, entidade representativa dos estudantes de direito da Universidade Federal Fluminense, vem através deste, mostrar apoio aos estudantes que ocupam, nesse momento, a reitoria da Universidade Federal de Sergipe por compreender ser justa a luta travada por uma educação verdadeiramente pública, gratuita e de qualidade. Acreditamos que essa ocupação, impulsionada inicialmente pelos estudantes de Comunicação Social, é uma importante forma de resistência na universidade e que a luta dos comunicadores sociais não se encontra isolada do resto da universidade, por isso aderimos à causa somando forças nesta luta conjunta.

Entendemos que o Movimento Estudantil deve fazer parte da formação do estudante assim como o tripé ensino, pesquisa e extensão. Por isso reforçamos a urgente necessidade de estarmos juntos nessa batalha, entre tantas outras já travadas no país nos últimos anos.

Por fim, expressamos claramente que somos contra qualquer concepção de educação que se estrutura de forma voltada para os interesses do mercado, não estando preocupada com a qualidade do ensino público e na formação de indivíduos capazes de transformar a sociedade. Só a luta muda a vida, chega de migalhas.

COORDENAÇÃO CAEV
GESTÃO AMANHÃ SERÁ MAIOR



_____________________________________________________________



Moção de apoio do CAENF-UFS à Ocupação da reitoria da UFS 

O Centro Acadêmico de Enfermagem da UFS (CAENF-UFS) vem através deste, mostrar apoio aos estudantes que ocupam nesse momento a reitoria da Universidade Federal de Sergipe por compreender ser justa a luta travada por uma educação verdadeiramente pública, gratuita e de qualidade. Acreditamos que essa ocupação, impulsionada inicialmente pel@s estudantes de Comunicação Social, é uma importante forma de resistência na universidade e que a luta dos comunicadores sociais não se encontra isolada do resto da universidade, por isso aderimos à causa somando forças nesta luta conjunta.

Entendemos que o Movimento Estudantil deve fazer parte da formação da/do estudante assim como o tripé ensino, pesquisa e extensão. Por isso reforçamos a urgente necessidade de estarmos juntos nessa batalha, entre tantas outras já travadas no país nos últimos anos.Por fim, expressamos claramente que somos contra qualquer concepção de educação que a configura voltada para os interesses do mercado, não preocupada com a libertação do indivíduo e como sujeito coletivo e transformador da sociedade. Só a luta muda a vida, chega de migalhas.



CAEnf-UFS


Junho de 2011



________________________________________________________________




Moção de apoio do DCE UFPB à Ocupação da reitoria da UFS


O Diretório Central das e dos Estudantes da UFPB vem, através deste, manifestar apoio às e aos estudantes que ocupam, desde a segunda-feira, dia 30 de maio, a reitoria da Universidade Federal de Sergipe. Acreditamos que essa ocupação, impulsionada inicialmente pel@s estudantes de Comunicação Social da UFS, é uma importante forma de evidenciar as condições às quais estamos submetidos - estudantes, professores e técnico-administrativos - no cotidiano universitário.

A luta d@s estudantes do curso de Comunicação Social por uma formação de qualidade na UFS não se dá de forma isolada no contexto da universidade pública no Brasil, mas está inscrita num conjunto de reflexões e mobilizações por alternativas capazes de se contrapor ao intenso processo de precarização das condições em que se desenvolve o ensino, a pesquisa e a extensão nas IFES. "Chega de migalhas", consígnia que expressa bem a revolta latente em diversos outros campi, deve expressar não apenas o descontentamento: deve expressar a disposição para a luta e a reflexão crítica em busca de um outro projeto de universidade.

No entendimento de que a crise na educação só se resolverá com uma profunda inversão de prioridades, seguimos em defesa dos 10% do PIB para a educação pública, uma bandeira histórica dos movimentos sociais. Reafirmamos, também, a necessidade de universalizar o acesso ao ensino superior. Infelizmente, a expansão que ocorreu nas IFES em decorrência do REUNI têm demonstrado a insuficiência estrutural (faltam laboratórios, salas de aula, equipamentos, livros), falta de professores e incapacidade de atender às necessidades fundamentais para que @s estudantes tenham o seu direito à educação pública superior efetivado.

 Por isso, reforçamos que uma formação de qualidade só é possível a partir da implementação de uma política séria de assistência estudantil: que seja dialogada com o corpo discente, com financiamento regular e de aspecto universalizante (que não se constitua num "benefício" à determinado segmento, mas num direito de tod@ e qualquer estudante).

Por fim, queremos saudar as lutadoras e lutadores que ocupam a reitoria da UFS em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade: que o exemplo de vocês inspire as lutas em cada canto do país!
João Pessoa, 2 de julho de 2011.


DIRETÓRIO CENTRAL DAS E DOS ESTUDANTES DA UFPB
Gestão "Viramundo - Que a Universidade se Pinte de Povo!"


______________________________________________________________




Moção de apoio à Ocupação da reitoria da UFS

As organizações que abaixam assinam essa moção vêm mostrar apoio aos estudantes que ocupam nesse momento a reitoria da Universidade Federal de Sergipe por compreender ser justa a luta travada por uma educação verdadeiramente pública, gratuita e de qualidade. Acreditamos que essa ocupação, impulsionada inicialmente pel@s estudantes de Comunicação Social, é uma importante forma de resistência na universidade e que a luta dos comunicadores sociais não se encontra isolada do resto da universidade, por isso aderimos à causa somando forças nesta luta conjunta.

Entendemos que o Movimento Estudantil deve fazer parte da formação da/do estudante assim como o tripé ensino, pesquisa e extensão. Por isso reforçamos a urgente necessidade de estarmos juntos nessa batalha, entre tantas outras já travadas no país nos últimos anos.

Por fim, expressamos claramente que somos contra qualquer concepção de educação que a configura voltada para os interesses do mercado, não preocupada com a libertação do indivíduo e como sujeito coletivo e transformador da sociedade. Só a luta muda a vida, chega de migalhas.

CSP CONLUTAS – Central Sindical e Popular
ANEL – Assembleia Nacional dos Estudantes Livre
SINDIPETRO AL/SE – Sindicato dos Petroleiros de Sergipe & Alagoas
SINDICAGESE – Sindicato dos Trabalhadores do Cimento, Cal, Gesso e Cerâmica do Estado de Sergipe
SINTES – Sindicato em Entidades Sindicais do Estado de Sergipe
SENALBA – Sindicato dos Trabalhadores do Sistema “S” (Sesi, Senai, Sesc, Sest, Senat, Sebrae)
SINTRAMLA – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Laranjeiras



Aracaju, 1 de junho de 2011.



____________________________________________________________




Nota de apoio do Coletivo Levante à Ocupação da reitoria da UFS


O Coletivo Nacional Levante! Oposição de Esquerda da UNE vem por meio deste declarar o seu apoio e solidariedade aos estudantes de Comunicação Social que estão ocupados na Reitoria Universidade Federal de Sergipe, desde o dia 30 de Maio. A situação precária em que se encontra o curso de Comunicação Social da UFS escancara a verdadeira imagem universidade brasileira, fincada na precariedade de recursos, ausência de democracia real em suas instancias de deliberação, desprovida de políticas de permanência e assistência estudantil, longe de qualquer perspectiva crítica e reflexiva na estrutura curricular de seus cursos, rompendo de forma brutal com o tripé da educação superior brasileira, sublevando o ensino tecnicista em detrimento das iniciativas de pesquisa e extensão.

Em contrapartida, a ousadia dos estudantes de Comunicação Social da UFS, que rompem com a lógica do silencio e tomam o futuro de seu curso pelas mãos, deve servir de faísca e exemplo a todos e todas que sofrem constantemente com a precarização da universidade brasileira, com a ausência de direitos e perspectivas de uma formação crítica e de qualidade. Ocupar a reitoria não é apenas um ato de ousadia e desobediência. Para além de ocupar os prédios e as estruturas de concreto, este ato implica na ânsia em ocupar de fato o futuro de nossas vidas!

 A luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade é tarefa de todos aqueles que ousam sonhar com outro mundo, provido de paz, pão e dignidade para todos/as, daqueles que, como já dizia Emiliano Zapata, “preferem morrer de pé, que viver de joelhos!” Mas bem sabemos que sonhar não basta, precisamos traduzir nossos sonhos em nossos corpos, traduzir nossas palavras em ações!

Força companheiros/as!


01 de Junho de 2011;



Coletivo Nacional levante! –Oposição de Esquerda da UNE!



_____________________________________________________________



Moção de apoio da FENED à Ocupação da reitoria da UFS


"Quem não se movimenta não sente
as cadeias que o prendem" - Rosa de Luxemburgo


A FENED vem por meio deste, mostrar total apoio a ocupação da reitoria da UFS pelos/pelas estudantes de comunicação social, com a adesão de estudantes de vários outros cursos, centros acadêmicos e coletivos. Entendemos que o motivo deste apoio advêm da defesa do interesse dos estudantes em condições mínimas de qualificação do processo de formação educacional; que tem sido extremamente precarizado com a adesão do programa de expansão universitária – REUNI - (im)posto pelo governo federal ao conjunto das universidades brasileiras. Essa expansão neoliberal que vivemos hoje, infelizmente faz uma opção por uma educação mercantilizada, excludente e tecnicista, que sequer consegue cumprir os próprios objetivos. Assim, vemos neste movimento a defesa por uma educação pública, gratuita e de qualidade, e por isso proximidade e LEGITIMIDADE nas pautas defendidas pela nossa federação. Por nos sentirmos companheiros/as e termos essa luta em comum, entendemos a OBRIGAÇÃO em apoiar essa mobilização e dar o indicativo de que as entidades de base e estudantes de Direito apoiem essa justa reivindicação estudantil.


Desde já saudamos as/os companheiras/os por não se ausentar e não se calar diante deste quadro tão precário que se coloca para os cursos de comunicação social, audiovisual, jornalismo, educação física, e que com certeza não deixa de ser vivenciada pelos outros cursos existentes na UFS !!!!


Há Braços em LUTA OCUPADOS !!!

Coordenação Nacional da FENED 2010-11



____________________________________________________________



Moção de apoio do grupo Construção Coletiva-PUC-SP à Ocupação da reitoria da UFS


O Grupo Construção Coletiva, formado por estudantes do curso de Direito da PUC-SP, declara apoio pleno às recentes mobilizações ocorridas na Universidade Federal de Sergipe, que culminaram na ocupação da Reitoria pelos estudantes do curso de Comunicação Social.

O fato político criado pelos militantes é resultado de um processo intenso e longo de luta, travado desde 2009, por estrutura apropriada, por uma grade curricular mais crítica, que agregasse saberes e áreas do conhecimento possibilitadoras de uma formação contestadora e, finalmente, por assistência estudantil, política imprescindível para que a permanência dos estudantes na Universidade seja garantida.

O movimento estudantil nacional, seja de qual curso for, deve unir forças para resistir a essa série de medidas governamentais que vem sendo aplicadas gradualmente para atacar a qualidade e o direito à educação. Nosso dever é apoiar política e concretamente os companheiros. As retaliações sofridas na área da Educação do Brasil não encontrarão aceitação ou passividade enquanto houver indignação e comprometimento com a luta por parte de todas as forças estudantis espalhadas pelo país, sempre apoiados em um ideal comum.


“Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem”
Rosa Luxemburgo


______________________________________________________________________



Moção de apoio do CCA da PUC-SP à Ocupação da reitoria da UFS


O conselho de centros acadêmicos da PUC/SP vem através deste, mostrar apoio aos estudantes que ocupam nesse momento a reitoria da Universidade Federal de Sergipe por compreender ser justa a luta travada por uma educação verdadeiramente pública, gratuita e de qualidade. Acreditamos que essa ocupação, impulsionada inicialmente pel@s estudantes de Comunicação Social, é uma importante forma de resistência na universidade e que a luta dos comunicadores sociais não se encontra isolada do resto da universidade, por isso aderimos à causa somando forças nesta luta conjunta.

Entendemos que o Movimento Estudantil deve fazer parte da formação da/do estudante assim como o tripé ensino, pesquisa e extensão. Por isso reforçamos a urgente necessidade de estarmos juntos nessa batalha, entre tantas outras já travadas no país nos últimos anos.

Por fim, expressamos claramente que somos contra qualquer concepção de educação que a configura voltada para os interesses do mercado, não preocupada com a libertação do indivíduo e como sujeito coletivo e transformador da sociedade. Só a luta muda a vida, chega de migalhas.



_______________________________________________________________



Moção de apoio do CAJ – Universidade Federal Recôncavo da Bahia à Ocupação da reitoria da UFS


O Centro Acadêmico de Jornalismo (CAJ), gestão Intervenção: estudante politizado incomoda (2011), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, enquanto entidade representativa dos estudantes, manifesta, por meio deste, apoio irrestrito aos estudantes dos cursos de comunicação da UFS (Universidade Federal de Sergipe), que ocuparam, no dia 30 de maio, a reitoria da universidade. Acreditamos ser justa e necessária a luta pelo ensino público, gratuito e de qualidade baseado no tripé ensino, pesquisa e extensão.

A manifestação é fundamental para conseguir um posicionamento definitivo do reitor no que se refere à resolução dos problemas presentes na UFS. Entendemos que a ocupação é indispensável, pois os problemas não cessam enquanto continuam as promessas. São necessárias ações concretas! A luta dos/das estudantes, tem de ser efetiva, assim como está sendo na UFS, para que ações que pensem e respeitem as/os estudante sejam efetivadas.

Acrescentamos que problemas reivindicados na UFS são os mesmos frequentemente encontrados nas universidades do REUNI, que aumentou o número de vagas no ensino superior sem dar condições básicas e satisfatórias para a permanência dos novos estudantes na academia. Especialmente no que se refere à assistência estudantil e estruturação dos cursos e dos campi. 

Avaliamos que é preciso somar forças neste momento de reestruturação do movimento estudantil no Brasil, por isso, colaboramos com a luta. As universidades estão sendo fragmentadas, porém as/os estudantes devem permanecer unid@s. “A nossa força é a luta, e a só a luta muda a vida.”


Chega de migalhas!



______________________________________________________________________