quarta-feira, 8 de junho de 2011

Desrespeito aos estudantes de comunicação torna-se nota pública

Reitoria deslegitimada tenta caluniar movimento de ocupação


Hoje (08), o movimento de ocupação foi acordado com um texto apócrifo, supostamente assinado por uma estudante de jornalismo, que se dizia ex-ocupante da reitoria, inclusive descrevendo um possível cotidiano do movimento.

O texto mostra claramente desrespeito aos estudantes de comunicação social e seu processo legitimo de mobilização. No texto não se comenta a necessidade que temos de 16 professores efetivos, de equipamentos, de salas de aula específicas, de participação na rádio UFS e outras pautas colocadas pela ocupação “Chega deMigalhas”. Não torna público que na assessoria de comunicação da reitoria encontram-se vários dos equipamentos que necessitamos diariamente nas nossas salas de aula, mostrando o paradoxo da reitoria que não tem equipamentos para garantia do direito à educação, mas tem para servir à interesses particulares do reitor Josué.

Fica nítido para todos os presentes na mobilização que nenhum estudante escreveu esse texto. E o desrespeito chega a tamanha infantilidade, com todo respeito à infância, que todo o texto é carregado de erros de português alarmantes, para que desse um tom de que um “estudante calouro” o havia escrito. Confiamos em todos os nossos colegas que passaram por aqui e dormiram e temos certeza que nenhum estudante escreveria um texto tão distorcido e mal escrito. É o exemplo do“adulto” que tenta imitar sons e gestos com as crianças para ter a atenção delas.  Fica claro que esse texto não foi escrito por nenhum estudante de comunicação social.

Quando argumentamos que nosso curso está sucateado, é importante deixar claro que mesmo com essa formação sucateada grande parte dos nossos estudantes hoje, e os formados de outrora, são excelentes profissionais graças ao  esforço individual desprendido e não ao esforço da gestão da universidade cujo descaso já perdura 15 anos. O cotidiano é pura ficção de quem não esteve e não está diariamente dentro dessa tão saudada “ousadia” que é lutar pela garantia do direito à educação.

Os nomes citados são tentativas claras de criminalizar os estudantes, desrespeitando o código de ética do jornalista. Essa tática era usada pelos militares na ditadura militar, taxando os participantes do movimento e envolvendo teorias de conspiração partidária para justificar a REPRESSÃO  e desviar o foco das reinvidicações.

Para concluir, a ocupação Chega de Migalhas sairá da Reitoria no mesmo momento que o reitor garantir, por termo de ajustamento de conduta, que irá atender às reinvidicações históricas de todos os estudantes de comunicação social que são a melhoria do curso e a democratização da rádio UFS. A partir desse momento, incluímos na pauta a garantia de que nenhum estudante, funcionário e/ou professor seja criminalizado por essa gestão que processa e persegue qualquer individuo ou coletivo que a critique. Se estamos ocupados na Reitoria é por falta de propostas concretas de melhorias por parte da administração.

Queremos estar ocupados com boas aulas e, para isso, estamos ocupados na reitoria porque não agüentamos mais migalhas. Lutar não é crime!

Comissão de Comunicação da Ocupação "Chega de Migalhas"

3 comentários:

  1. Outro dia, estive pelos corredores da UFS junto com mais dois amigos e camaradas do tempo de militancia estudantil, fomos conhecer o novo cenário da reitoria e sua ocupação. Um sentimento familiar e "estranho". Familiar em relação ao espaço e as tantas manifestações que tive o prazer de participar por aqueles corredores. Estranho, por enxergar tantos rostos e corpos novos. O estranho fez eu sair de lá com pensamentos que remontavam o meu começo como calouro, as angústias, desconfianças, receios e, acima de tudo, uma rebeldia que precisava aflorar. Esses rostos e corpos estranhos trazem para os que passaram e os que ainda estão passando, um sentimento gostoso de que tudo valeu e continuará valendo a pena. Esses rostos e corpos estranhos a minha pessoa trazem algo muito familiar. PArabéns aos estudantes de comunicação pela ousadia, parabens ao movimento estudantil pela resistencia e luta...

    Luige de Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Quanto atraso hein?! Carta apócrifa? Qual será o próximo passo da 'turma do REItor'?

    Quem quiser conhecer o movimento, vá até a reitoria e veja de perto, estive por lá várias vezes, representando o Sindicato dos Radialistas e posso afirmar que este movimento é motivo de orgulho para todos nós, radialistas do estado de Sergipe. Parabéns, meus caros!

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo texto, senti-me representado nas palavras

    ResponderExcluir