sábado, 4 de junho de 2011

Reitor da UFS continua oferecendo migalhas

(Fotos: Ocupação UFS)

Na manhã de ontem, 03, às 11h, quarto dia de ocupação, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josué Modesto dos Passos Subrinho, recebeu professores e estudantes do Departamento de Comunicação Social (DCOS). Essa foi a segunda reunião com os estudantes ocupados.
Os professores produziram um documento que foi entregue ao reitor pelo chefe do departamento, prof. Fernando Barroso, onde constam as principais deficiências do Departamento. Dentro do diagnóstico feito pelos professores, a partir das reivindicações dos alunos, o departamento conta com um déficit de 16 docentes, equipamentos e softwares específicos para a produção de conteúdo, sala de projeção, além de toda estrutura física.


O enredo da reunião consistiu em apresentá-las as reivindicações ao dirigente e conhecer seu posicionamento e justificativas para tal situação. O que ocorreu, no entanto, foi que após ouvir o conteúdo do documento, o Magnífico Reitor iniciou seu discurso de promessas para serem cumpridas ao longo do ano de 2011.

O professor Josenildo Guerra, em sua fala, relatou que o descaso com os cursos de comunicação é antigo e conta com uma defasagem de anos, uma vez que o número de vagas e de cursos foram aumentando ao longo dos 18 anos, sobretudo após o processo de expansão da Universidade. "Esse problema já vinha sendo relatado. não é de agora que informamos sobre nossas dificuldades. Enquanto isso outros cursos recebem maior aporte estrutural", revelou.


Os estudantes foram representados na argumentação da coordenadora nacional da Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social (Enecos) e estudante de jornalismo da Universidade, Agatha Cristie. Ela expôs o descontentamento geral dos estudantes em relação ao descaso do reitor em não apontar soluções concretas para os problemas. "Até agora nenhuma solução prática foi apresentada, estamos cansados de promessas. Estamos ocupados e permaneceremos ocupados em defesa da educação pública", afirma.

Um comentário: