sábado, 4 de junho de 2011

Se o Reitor não avança, nós avançamos!

O processo de ocupação de REItoria reflete a luta dos estudantes em defesa da educação e da democratização da Universidade e da Comunicação 


 Reunião com o Reitor e Departamento de Comunicação Social
Ontem pela manhã, 04, tivemos mais uma reunião com o reitor na tentativa de apontarmos soluções concretas para o curso. Desta vez, os professores do Departamento de Comunicação estiveram presentes apresentando um plano de reivindicações. Porém, nenhum avanço concreto foi encaminhado desta reunião. Mais uma vez as burocracias das licitações e dos contratos serviram de empecilho para a conquista das reivindicações. Pois bem, se o reitor não avança, nós avançamos!

Ontem à tarde, ocupamos a sala da Assessoria de Comunicação (Ascom). A ASCOM serve diretamente aos interesses particulares da REItoria, ou seja, não cumpre em nenhuma instância a função social da comunicação. Compreendemos que este processo de ocupação de REItoria reflete a luta dos estudantes em defesa da educação e da democratização da Universidade e da Comunicação. 
Estudante Agatha Christie explicando os motivos da ocupação

Para tanto, a ocupação do espaço físico da ASCOM, que agora se chama ASCOMO (Assessoria de Comunicação da Ocupação) servirá como espaço destinado à produção crítica dos estudantes de Comunicação Social informando a toda sociedade os problemas e as contradições que passamos ao longo destes anos de precarização da educação pública.

Assim como todo movimento de ocupação de REItorias, a ocupação da ASCOM possibilitará a nós, estudantes de Comunicação Social, fazermos aquilo que a Universidade não nos garante no dia-a-dia do nosso curso: Produzir criticamente a Comunicação que queremos. Transformaremos este espaço físico de interesses particulares, num espaço de experimentação e produção dos estudantes a partir dos interesses coletivos da sociedade. 
É neste espaço ocupado que produziremos matérias, vídeos, reportagens, charges, podcasts, jornal impresso e telejornais. Ocupamos porque estamos em movimento e estamos em movimento porque temos sede de mudança e de produção.  

4 comentários:

  1. Há luz no fim do túnel! A executiva do Sindicato Dos Radialistas Sergipe se orgulha e apoia de forma incondicional o movimento dos estudantes de comunicação social da UFS. No fundo, o sucateamento dos cursos da UFS está servindo para mostrar que ainda há esperança, que podemos reagir, sair dessa 'cômoda' paralisia social e exigir que os direitos constitucionais sejam respeitados! O STERTS se orgulha destes bravos brasileiros, futuros membros da nossa imprensa. A esperança sobreviveu, está renascendo, e aqui, em Sergipe! Primeiro com o MOVIMENTO SALVE A TV SERGIPE e agora com o MOVIMENTO CHEGA DE MIGALHAS. FORÇA, camaradas!

    ResponderExcluir
  2. Pessoal,

    achava interessante publicar esse fato que aconteceu no Chile:
    http://ponto.outraspalavras.net/2011/06/03/chile-estudantes-protestam-contra-privatizacao-da-educacao/


    é fundamental mostrar a todos como as lutas não estão descasadas e como a privatização do ensino publico é uma tendencia de ordem internacional, a qual não podemos baixar a cabeça e aceitar.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS E MUITA LUTA A TOD@S QUE ESTÃO CONSTRUINDO ESSA MOBILIZAÇÃO! AS CONSQUISTAS REALMENTE SÓ VEM COM LUTA!

    O DCE da UFS continua como sempre esteve: Sem se posicionar, apático e puxa saco da reitoria. #chegademigalhas

    ResponderExcluir
  4. Das minhas duas perguntas, que me levaram à ler esse texto, enviado pelo twitter, só uma foi respondida e me gerou outra.

    #O porquê da ascom ser ocupada está esclarecido, mas qual seria essa função da ascom, a qual ela não cumpre?
    Como aluno de comunicação da ufs me pergunto qual seria esse. Tanto em aula quanto fora dela aprendi que uma assessoria de comunicação tem que cuidar e divulgar uma imagem de sua instituição. Seria igenuidade da parte de qualquer um pensar que uma assessoria iria publicar a falta de professores, por exemplo. Seria o mesmo de um publicitário propor uma campanha divulgando os males da coca-cola ao CEO da coca-cola.

    Então pergunto aos companheiros na luta: qual seria essa função da ascom, sem não defender os interesses da instituição?

    A ascom nunca serviu e nunca servirá aos estudantes. Isso seria até uma distorção do seu papel. E esse é o principal ponto para a Rádio UFS não estar vinculada à ela.

    #A outra pergunta é: qual o motivo para a escada leste da reitoria estar interditada?

    ResponderExcluir